terça-feira, 23 de novembro de 2010

A primeira reparação

A primeira reparação
A primeira reparação pode intimidar. E se o computador depois não trabalha? E se danifica algum componente? Tenha sempre calma, qualquer pessoa pode reparar um computador com alto grau de confiança e sair-se bem na maioria dos casos. Se tiver em conta os passos aqui descritos, tudo correrá bem.


Problemas com os cabos
Cabos desligados, mal ligados ou defeituosos causam mais problemas que tudo o resto. A confusão dentro de um computador pode fazer com que se esqueça de ligar algum componente ou que haja alguma ligação defeituosa.
Não se deve confiar sempre nos cabos, mesmo os novos deixam de funcionar inexplicavelmente e suspeite sempre que tem em mãos um problema que está relacionado com eles.


Erros de configuração
Há alguns anos atrás, as motherboards exigiam muitas configurações manuais. Existiam pinos que tinham de ser encaixados em posições específicas e uma má configuração provocava erros graves. Agora, quase tudo é auto configurável, mas mesmo assim existem situações em que é necessários aceder à BIOS e proceder a configuração manual.

Componentes incompatíveis
De uma forma geral, podem-se adicionar componentes sem a preocupação da compatibilidade. Contudo, deve sempre verificar a compatibilidade na documentação do fabricante dos componentes existentes no computador.

As avarias mais comuns

Cuidados a ter na reparação de computadores
Existem alguns cuidados que devem ter em consideração na reparação de computadores. Quando surgem erros, em vez de se começar logo a desmontar tudo, devem-se verificar os seguintes passos:

  1. Certifique-se que não existem problemas com os cabos de dados;
Existe alguns cuidados que devem ser tidos em consideração na reparação de computadores, devem-se verificar os seguintes passos:

  • Certifique-se que não existe problemas de software;
Deve-se sempre verificar se todas as ligações estão bem feitas. Se o computador tem problemas devem-se desligar todos os cabos que não são essenciais, deixando apenas os cabos do rato, teclado e monitor.

  • Verifique que não existem problemas relacionados com o sobre aquecimento;
Antes de assumir que existem problemas de hardware,certifique-se que o problema não é causado por uma aplicação pelo sistema operativo ou por um vírus. Se o sistema arranca com o software como o Knoppix, não devemos estar perante problemas de hardware.

  • Pense primeiro, tome uma atitude depois;
Técnicos inexperientes tomam decisões sem pensar nas consequências. Técnicos experientes encontram primeiro a possível causa do problema, o que fazer para resolver, como proceder e só depois põem em prática os seus conhecimentos.
Determine sempre as causas do problema por ordem de importância, decida primeiro o que possa ser mais fácil de verificar e elimine os problemas e soluções mais fáceis. Assim, por exemplo, pode-se evitar estar a remover componentes quando apenas é necessário ligar um cabo para o monitor.

  • Faça cópias de segurança dos discos;
Sempre que esteja a efectuar actualizações ou reparações do computador, faça cópias de segurança dos dados existentes no computador. Quando se modifica um componente existe sempre o risco, de que algo corra mal e se percam informações importantes.

  • Remova os cabos sempre que necessário;
Embora que possa parecer óbvio, é necessário remover todos os cabos sempre que se mova um computador. Muitos dos computadores estão colocados debaixo de uma mesa e pode ser difícil de remover os cabos  antes de mover a torre.

  • Coloque o monitor em lugar seguro;
Os monitores CRT são muitos frágeis e podem se estragar com facilidade. Os monitores LCD podem sofrer facilmente danos se sofrerem uma queda. Por isso, devem-se ter o cuidado de colocar o monitor em lugar seguro, onde não corram o risco de cair.





terça-feira, 16 de novembro de 2010

Substituição de Componentes

Antes de abrir a caixa para substituir um dos componentes deve ter em atenção que esta medida é o último recurso adoptar na reparação de avarias. Por isso, tenha sempre em atenção os seguintes pontos:


  • Certifique-se que não existe um problemas com os cabos.
    • Os cabos podem ser um ponto fraco nos computadores. Desligue todos os cabos não necessário são arranque do computador e verifique se o problema persiste. No caso de tudo funcionar ligue os cabos um a um para identificar a causa da avaria.
  • Certifique-se que não existem problemas de Software.
    • antes de assumir que tem em mãos um problema de hardware, certifique-se que o problema não é causado por uma aplicação.
  • Certifique-se que não existe problemas eléctricos.
    • É aquele que todos acham desnecessário. Contudo, deve-se verificar os cabos eléctricos e se estes estão a funcionar como o esperado.
  • Guarde toda a informação do computador.
    • Existe sempre a possibilidade, mesmo que pequena, de uma reparação correr mal. Certifique-se sempre que os dados estão guardados num lugar seguro.
  • Adopte precauções contra a electricidade estática.
    • Para eliminar o risco de estragar componentes, devem-se tomar precauções contra  a electricidade estática. Um simples toque na caixa, antes de tocar no processador, nas memórias ou noutro componente, pode eliminar o risco da electricidade estática nas mãos.

Mensagens de Erro

Geralmente quando tudo está a funcionar, a BIOS imite um beep durante a inicialização do computador, este não deve ser confundido com os anteriores. 
Se nenhum som está a sendo emitido quando se inicializa o sistema, verifique se o fio do som está ligado correctamente.
quando são detectados problemas menores durante o post, que não impedem o funcionamento do sistema ao invés de beeps são mostradas mensagens de erro no ecrã, mostrando problemas. 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mensagem de Erro

A função do Post é verificar se tudo está a funcionar correctamente. Caso seja detectado algum problema num componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias, processador ou placa de vídeo, a BIOS emitirá uma certa sequências de bips sonoros, alertando sobre o problema. Problemas  menores, como conflitos de endereços, problemas com o teclado, ou falhas no disco rígido serão mostrados na forma de mensagens no ecrã.
O código de beeps varia de acordo com a marca da BIOS ou mesmo, de uma placa mãe para outra.
Geralmente o manual da placa traz uma tabela com as sequências de beeps usadas. Apenas como referência no caso da ausência do manual da placa mãe, segue uma pequena lista de beeps padrão em BIOS AMI:

Beeps: Um longo.
Problema: algo se passa com a memória.
Solução: remova a RAM e volte a colocá-la.

Beeps: Um longo, dois curtos e um longo e três curtos.
Problema: placa gráfica ou a memória desta última.
Solução: substitua a placa gráfica ou a sua memória.

Beeps: Contínuo.
Problema: isto é causado normalmente por um problema de memória, mas também pode indicar problemas de vídeo.
Solução: colte a colocar ou substitua a memória e/ou a placa gráfica.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

POST

Durante o boot, a BIOS realiza uma série de testes, cuja a função é determinar com exactidão os componentes de hardware instalados no sistema. Este teste é chamado de Post ou  "power-on self test". Os dados do Post são mostrados durante a inicialização, na forma daquela tabela que aparece antes do carregamento  do sistema operativo, indicando a quantidade de memória instalado, assim como os discos rígidos, drivers de disquetes, portas series e paralelos e drives CD-ROM padrão IDE instalados no computador.



Após terminado o Post, a BIOS gera um relatório informando detalhes sobre o hardware instalado no computador, permitindo saber sem margem de erro detalhes sobre a sua configuração. Para paralisar o ecrã tempo suficiente para ler  todas as informações, basta pressionar a tecla "pause/break" do teclado.

CMOS

O CMOS significa "Complementary Metal Oxide Semicondutor". Nos primeiros PC´s, tais como os antigos XT´s e alguns 286`s, todos os dados referentes à configuração dos endereços de IRQ, quantidade e velocidade de memórias, HD´s instalados, ect. eram configurados através de jumpers na placa mãe. Para facilitar a vida aos utilizadores, foi criado o Setup, que permite configurar o sistema. A função do CMOS é armazenar os dados do setup para que estes não sejam perdidos quando desligamos a máquina. O CMOS é uma pequena quantidade de memória RAM, geralmente 128 ou 256 bytes, destinada a guardar as configurações do setup. A BIOS lê estes valores e trabalha de acordo com eles. Justamente por ser um tipo de memória RAM, o CMOS é volátil, por isso é usada na placa mãe uma pequena bateria que se destina a alimentar o CMOS, mas esta bateria não dura para sempre de modo que temos de troca-la periodicamente.

Setup BIOS


 Através de BIOS podemos personalizar muitas opções relacionadas com o modo de funcionamento e desempenho do computador. Uma boa configuração pode tornar o sistema muito mais estável ou rápido.