sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As Avarias mais Comuns

Problema: Quando se pressiona a corrente, nada acontece.
Verificar se o cabo da corrente está ligado e que a tomada tem corrente, não parta do principio que este ponto é óbvio, pois muitas vezes os cabos eléctricos têm problemas e esta verificação resolve o problema. Verificar se o cabo do botão de ligar está correctamente ligado, é raro mas as vezes o botão de ligar pode estar defeituoso. Remova todas as expansões do computador, tente outras ligações e ir ligando ao fim de cada alteração, remova as memórias e teste-as em outras ranhuras, outros computadores e verificar se possuem erros, remova as ventoinhas do processador e verifique o processador para verificar se não existem pinos defeituosos ou buracos bloqueados no socket da motherboard, remova a motherboard e verifique se não existem defeitos ou objectos que estejam a causar dano do chassis.


Problema: O computador parece arrancar normalmente mas o monitor permanece preto.
Verifique se o monitor tem corrente e se o cabo de vídeo está correctamente ligado, verifique se os controlos de brilho e o contraste estão configurados correctamente. Se o computador usa uma placa de vídeo mas a motherboard possui também vídeo "on-board", verifique se o cabo de vídeo está ligado a entrada correcta. Se está a usar uma placa de vídeo verifique se ela está ligada correctamente encaixada na placa-mãe. Se o sistema tem ligações de expansão PCI remova-as uma a uma e se o sistema ligar normalmente depois de a retirar isto significa que existem incompatibilidades.


Problema: Quando se liga a corrente, o computador arranca normalmente mas subitamente este se desliga.
Isto pode ser algo normal, quando o computador é ligado, às vezes pela primeira vez, começa arrancar mas a placa-mãe envia um sinal para o computador se desligar, se pressionar alguns segundos o botão de ligar e reiniciar o computador deve solucionar o problema. Se o passo anterior não resolveu o nosso problema, é provável que a fonte de alimentação esteja defeituosa e se esta não resolve o problema, o defeito estará na placa-mãe.


Problema: Quando se liga à corrente, a luz da drive de disquetes liga e o computador falha o arranque.  
Verifique se o cabo da drive de disquetes está instalado correctamente e se o cabo está correctamente instalado, pode estar defeituoso. Se os dois passos anteriores não resolve o problema, subtitui-a a drive de disquetes.


Problema: Os discos SATA não são reconhecidos.
O modo como os discos SATA são detectados depende da combinação da BIOS, da Interface SATA e do Sistema Operativo, a falha no reconhecimento de dispositivos é muito comum. Quando se usa um adaptador PCI SATA, o sistema não reconhece os discos no arranque.
Se a motherboard usa chipsets recentes, possui interfaces SATA. O disco deve ser detectado durante o arranque  e deve de aparecer na mensagem do POST, se isto não acontecer deve-se actualizar a BIOS. Se a drive SATA não está listada, é possível usa-la mas é necessário adicionar os drivers ao sistema operativo. O reconhecimento de drivers SATA depende do sistema operativo e da versão da BIOS, se o compuatdor a reparar e tiver este sistema operativo antigo deve instalar um mais recente. Se o disco SATA não continuar a reconhecê-lo, abre a caixa e verifique se os cabos de dados SATA e de corrente estão bem ligados. Se apesar disso o disco não funcionar, o problema deve se a um disco defeituoso.


Problema: O monitor mostra a mensagem de arranque da BIOS mas não arranca nem mostra qualquer mensagem de erro.
Pode ser um erro normal, se reiniciar o sistema pode resolver a situação, mas se o reiniciar e não resolver o problema, entra se na BIOS, reverte para as opções padrão, gravar as alterações e reinicie novamente o sistema.
O computador pode não estar aceitar o teclado, se está ligado a um interface USB, mude temporariamente. Se ainda o computador falha no arranque, verifique as opções da BIOS, mas particularmente as opções CPU.
Se ainda não está resolvido o problema, desliga se o computador, retira-se os cabos da drive e reinicia-se, mas se o erro Hard Drive Failure ou No Boot Device error surge no monitor, significa que o problema é causado pelo cabo ou disco defeituoso.

código de BEEPS

Os códigos de beeps são os beeps que nós ouvimos através do altifalante do PC. É o processo de 
ele nos avisar que algo está errado, quando não temos sinal de vídeo. Esses códigos estão programados 
no BIOS do PC.

Nada
 É suposto ouvirmos algo; se não ouvirmos nada, isso quer dizer que algo está errado e, neste caso, as hipóteses são: altifalante, CPU, fonte de alimentação ou placa principal.

1
 Um beep é bom sinal, está tudo bem desde que tenhamos imagem no monitor; caso contrário, verificar o cabo de alimentação do monitor e o cabo de sinal de vídeo.
2
Verificar o vídeo, no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem de erro no ecrã, caso não apareça nada, devemos ter um erro de paridade nos primeiros 64 KB de memória. 
3
O mesmo que 2 beeps.

O mesmo que 2 beeps. O problema pode também ser "bad Timer".

Erro na placa principal, provavelmente necessita de ser substituída.
6
O controlador de teclado da placa principal não está a funcionar. Podemos tentar substituir o teclado e se não ajudar teremos de substituir o circuito integrado controlador do teclado.
7
Avaria no processador, o mais certo é termos de o substituir.
8
A placa de vídeo não está a funciona, verificar se está bem encaixada na slot da placa principal.
9
Avaria na BIOS, substituí-lo se possível caso contrario substituir placa principal.
10
Temos problemas no CMOS, devemos substituir a placa principal.
11
Temos problemas na cache e o computador desactivou-a; podemos tentar activa-la premindo "CTRL ALT SHIFT + ", mas o mais provável é termos de substituir a memória cache.