sexta-feira, 4 de março de 2011

Memória Secundária - Disco Rígido

A dinâmica de funcionamento do disco rígido é bastante complexa, embora ele efectue apenas dois comandos, leitura e gravação. Quando o utilizador digita um comando de gravação, este envia o arquivo a ser gravado na forma de impulsos electrónicos por um circuito lógico que movimenta a agulha sobre uma ou varias laminas
revestidas por uma película magnetizável e então o arquivo é magneticamente gravado. 


Recuperação de dados


Dados perdidos são sem dúvida um dos problemas mais temidos por parte dos utilizadores de computadores. A primeira tentativa de recuperação de dados deve ser feita através de software específico para essa tarefa. É aconselhável fazer uma pesquisa sobre quais os programas que existem no mercado. Um programa Opensource de recuperação de dados em discos é o TestDisk. 



Os softwares de recuperação de dados possuem, na sua maioria, uma técnica própria de recuperação, o que os torna únicos na forma de exercer sua função, podendo um determinado aplicativo atingir melhor desempenho onde outro falhou.


Sectores defeituosos 


No caso dos sectores defeituosos (bad clusters), não existem soluções e a melhor saída é isolar a área danificada. Podem-se isolar estes sectores danificados através de uma formatação de baixo nível e através da execução de um scandisk.


Sector zero/Master Boot Record


A perda do master boot record é um problema frequente. Neste caso o disco funciona perfeitamente mas perde a capacidade de realizar o ‘boot’. Em alguns casos de discos danificados a manutenção parece ser realmente impossível.



Instalar um disco rígido 


Os procedimentos habituais para instalar um disco rígido são os seguintes:

• Configure o disco como master ou slave.
• Instale o disco na caixa.
• Ligue o cabo de dados ao disco (PATA ou SATA).
• Ligue o cabo de corrente.
• Ligue o computador e entre na BIOS. Observe se o disco surge nas
descrições dos dispositivos.







Sem comentários:

Enviar um comentário